sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Método Estratigráfico Físico: Diagrafias

Diagrafias:

O estudo das rochas estratificadas é feita através da aplicação de diferentes metodologias complementares umas das outras, denominadas de métodos estratigráficos sendo de grande importância para os estudos da evolução da terra. Estes métodos têm como principal objetivo o conhecimento do material rochoso de uma região, através de correlações estabelecidas entre as unidades estratigráficas.
Podemos dividir os métodos estratigráficos em:
- Físicos
  • Depósitos de Varvas
  • Contagem da esterias de crescimento correspondente a um ciclo diário
  • Dendrocronologia
  • Liquenometria
  • Tefrocronologia
  • Traços de fissão
  • Radiocronologia
  • Meagnetismo da rochas ( Diamagnetismo, Fenomagnetismo, Paramagnetismo)
  • Diagrafia
  • Estratigrafia sísmica
  • Termoluminescência
-Químicos
  • Fluor nos ossos
  • Raceminação de aminoácidos
    As diagrafias são um dos métodos físicos de estratigrafia mais utilizados. São executadas durante as sondagens abrangendo algumas propriedades físicas (condutividade ou resistividade ao passar por uma corrente elétrica, radioatividade, velocidade de propagação das ondas sonoras, etc.) e, portanto, estudadas na prospeção mecânica.
    Através de ensaios, as diagrafias permitem quantificar de forma contínua as propriedades naturais dos materiais atravessados durante uma sondagem (gamma ray, potencial espontâneo, resistividade, sonic log, temperatura, densidade).
    1. Gamma ray ou Radioatividade Natural: Consiste na medição da radioatividade natural das rochas relacionando-a com a presença de isótopos radioativos que emitem de forma espontânea os raios gama (potássio, tório e urânio) nos vários níveis da rocha. Através dos valores registados, permite ter uma ideia do material presente. Esta técnica é particularmente útil na deteção de anomalias nos níveis de radiatividade das rochas.
    2. Potencial espontâneo (Sp): Mede as diferenças de potencial das rochas em relação ao potencial medido à superfície É medido em milivolt (mV) e pode indicar os valores de permeabilidade e porosidade das rochas.
    3. Resistividade: Mede a resistência que as rochas oferecem à passagem da corrente eléctrica. Está relacionada com a porosidade e com a presença de fluidos. Permite ter conhecimento dos valores de porosidade das rochas – uma rocha com elevada resistência eléctrica, é uma rocha pouco porosa. As rochas com uma maior resistividade são as mais compactas (granitos, gnaisses, quartzitos) com valores entre os 1.000 a 10.000 ohm-m, enquanto que as que apresentam uma resistividade inferior são as menos compactas (argilas) com valores que variam entre os 0,5 a 200 ohm-m.
    4. Sonic log: Calcula a porosidade quando a litologia é conhecida atrás do registo do tempo de percurso de uma onda sonora desde a fonte emissora e um recetor descido no poço, e calibra dados sísmicos regionais. A sua velocidade de propagação das ondas sonoras nos materiais não depende apenas da litologia, mas também do seu grau de compactação, textura e estruturas.
    5. Temperatura: Calcula a temperatura através de um termómetro em filamento metálico cuja resistência varia consoante as alterações de temperatura. Esta diagrafia permite-nos assim a identificação das zonas que apresentem anomalias ou fraturas causadas pelos fluidos presentes nas rochas.
    6. Neutrónica: Calcula o índice de hidrogénio ( e portanto água) e a porosidade. Esta diagrafia é realizada através de um bombardeamento contínuo do sistema rocha-fluido com eletrões, medindo-se depois o seu fluxo que varia devido á atenuação.
    Figura 1 - Exemplo de Diagrafias (Sonic Log) e as suas Litologias

    Trabalho escolhido para a 2ª questão colocada pelo Sr. Professor Paulo Legoinha:
    UTILIZAÇÃO DE DIAGRAFIAS GRANULOMÉTRICAS NO ESTABELECIMENTO DA LITO E PEDOESTRATIGRAFIA DE RAMPA ARENOSA COSTEIRA – O CASO PRAIA MOLE (ILHA DE SANTA CATARINA)”, elaborado pelo Iustre Sr. Julio Cesar Paisani da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, retirado de: http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n2/9.pdf

    Figura 2 – Balneário Praia Mole

    Principais Objetivos do Trabalho:
    • Utilização de diagrafias granulométricas no estabelecimento da lito e pedoestratigrafia de rampa arenosa, situada no Balneário Praia Mole – Ilha de Santa Catarina.
    • Estableçer a sequência estratigráfica da área de estudo.
    • Analisar a detalhadamente a ganulometria da fração grossa e fina do registo estratigráfico obtido.


      Metodologia utilizada:
      No trabalho em questão foi utilizado o método de diagrafias granulométricas com o auxílio prévio de descrições sedimentares da zona. Através do estabelecimento de diagrafias granulométricas para frações finas e grossas em 14 secções colunares, que foram organizadas ao longo de dois perfis topográficos W-E e S-N (Figura 2), foi possível definir a geometria das camadas e unidade pedoestratigráficas por meio de correlações lito e pedoestratigráficas.


      Principais dificuldades encontradas:
      A presença de uma rampa arenosa dificultou bastante o trabalho devido a dois fatores essenciais:
      • A sua superfície topográfica preservada, faz com que o seu registo estratigráfico só possa ser obtido na sua maioria das vezes através de sondagens.
      • A sua constituição de areia fina com ausência de estrutura sedimentar não facilitou o estabelecimento da estratigrafia deste tipo de unidade geomorfológica.


      Resultados obtidos:
      • Diagrafias granulométricas de fração grossa permitiram a Identificação de 19 camadas (unidades litoestratigráficas).
      • Definição de vários teores de argila assim como a identificação dos limites verticais de horizontes de três paleossolos (unidades pedoestratigráficas) através das diagrafias granulométricas de fração fina.
      • Observação de de variações nas percentagens de argila, que correspondem normalmente a transições pedológicas e não a limites entre camadas.
      • A correlação entre as diagrafias granulométricas permitiu observar a geometria de camadas e paleossolos através de uma represetação gráfica.
      • Establecimento de secções de correlação estratigráfica através da correlação estratigráfica entre diagrafias granulométricas.
      • O empilhamento das camadas e paleossolos possibilitou definir a sequência estratigráfica do Balneário Praia Mole.
      • O uso do metodo das diagrafias granulométricas revelou-se fundamental para o establecimento da lito e pedoestratigrafia da rampa arenosa.
      Referências bibliográficas:
      • Selley, Richard C., Applied Sedimentology. London: Academic Press
      • Vera Torres, J. A.(1994) – Metodos de estudio de las rocas estratificadas. In Vera Torres, J. A; Estratigrafia – Principios y Metodos; Madrid, Editorial Ruenda, 115- 124.
      • EstratoBlog - Métodos Estratigráficos: Diagrafias. Rita Gomes (2010) (Consultado no dia 21 de Dezembro 2011). Retirado de: http://estratoblog.blogspot.com/2010/12/metodos-estratigraficos-diagrafias.html
      • Isabel Ribeiro, Elsa Ramalho, Luis Torres & João País (2003) "Sondagem de Belverde (cenozóico, Penísula de Setúbal, Portugal)" Nº 20 pág 219-230. (Consultado no dia 22 de Dezembro 2011). Retirado de: http://run.unl.pt/bitstream/10362/4740/1/CT_15_23.pdf
      • Julio Cesar Paisani ( Jul/Dez 2004) " UTILIZAÇÃO DE DIAGRAFIAS GRANULOMÉTRICAS NO ESTABLECIMENTO DA LITO E PEDOESTRATIGRAFIA DE RAMPA ARENOSA COSTEIRA - O CASO PRAIA MOLE (ILHA SANTA CATARINA)" Volume 13 pág 138-151. ( Consutado no dia 22 de Dezembro de 2011). Retirado de: http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n2/9.pdf
      Imagens:

      2 comentários:

      1. Boa tarde.

        Chamo-me Joel Marcos Muhongo Tembo, estudante de geologia na Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, leste de Angola, Universidade Lueji A`Nkonde.

        Venho mui respeitosamente saber se a Instituição da cursos de Especializado de Diagrafias?
        Se da ou leciona quanto custa e quando poderá vir a ser lecionado?

        Atenciosamente.

        Joel Tembo
        A partir de Angola - Lunda Sul
        e-mail:buejota@gmail.com
        tel:946338042

        ResponderExcluir
      2. Diagrafias de imagem???

        ResponderExcluir